Cuidados ao contratar um (a) Empregado (a) Doméstico (a)

As famílias de maneira geral têm em seus lares pessoas que ajudam nas atividades diárias sejam na limpeza, cuidado com os filhos, idosos, na preparação das refeições e demais serviços domésticos.

A legislação trabalhista em vigor resguarda alguns direitos a esses trabalhadores (as) de forma equiparada aos demais trabalhadores e que se não observados, pelos empregadores, podem vir a ser alvo de ações trabalhistas e com isso trazer prejuízos e dificuldades financeiras.

A seguir relacionamos algumas dicas para evitar esse tipo de situação:

1 – Assinar a Carteira e recolher os encargos trabalhistas como INSS conforme Tabela divulgada pela Previdência Social;

2 – Elaborar folha de pagamento mensal, fazendo constar o salário bruto, o desconto da contribuição previdenciária e o valor líquido recebido pelo empregado (a);

3 – Elaborar guia de recolhimento para a previdência incluindo o valor descontado do (a) empregado (a) e adicionar a Contribuição do Empregador;

3 – Observar o cumprimento da carga horária de 8 horas diárias e 44 horas semanais e para isso elaborar controle de ponto;

4 – Elaborar Folha de pagamento do 13° Salário anualmente;

5 – Conceder Férias com adicional de 1/3 a cada período de 12 meses trabalhados, mediante recibo;

6 – O FGTS ainda está aguardando regulamentação, por tanto ainda não é obrigatório;

7 – No caso de demissão providenciar Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho relacionando todas as parcelas devidas;

Seguindo as dicas acima você, o empregador doméstico, estará cumprindo com todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias e evitando riscos e possíveis problemas junto ao Ministério do Trabalho.

De maneira geral cumprir com todas essas obrigações e elaborar toda essa documentação pode ser complicado e arriscado. Então contar com o acompanhamento de um profissional especializado será fundamental.

Autor: Marcus Soares

Empresário Contábil, Especialista em Auditoria e Controladoria com mais de 16 anos de atuação em consultoria a empresas.